Nossa Tecnologia – IoT

img

Entenda o que é IoT

Internet das Coisas ou, em inglês, Internet Of Things – IoT é o conceito referente a conectar objetos, em tese, não conectáveis à internet. São aparelhos comuns do dia a dia que, com acesso à internet, podem gerar informações ou realizar ações de forma automática por meio de transmissão e recebimento de dados.

Os exemplos mais conhecidos de objetos que estão sendo conectados são veículos, prédios e eletrodomésticos como geladeiras.

Diversos segmentos podem se beneficiar da Internet das coisas, como:
  • Medicina
  • Agricultura
  • Saneamento
  • Gestão Urbana
  • Indústrias

O que são Smart Cities

Smart Cities ou, em português, Cidades Inteligentes, é o conceito referente a projetos envolvendo espaços urbanos e grande uso de tecnologias de comunicação e informação para promover melhorias e otimizações das cidades direcionadas por dados (Data-Driven).

Em geral, são utilizados equipamentos e tecnologias envolvendo Internet das Coisas, Big Data e Governança Algorítmica para conectar e gerenciar espaços urbanos ou até cidades inteiras por meio de uma central.

Com o crescimento populacional e a necessidade de otimização dos espaços e recursos urbanos, a importância de termos cidades inteligentes vem crescendo cada vez mais, mesmo fora das grandes metrópoles. 

No Brasil, o Rio de Janeiro se destaca como cidade inteligente, segundo a consultoria Urban Systems, porém existem outras cidades, como São Paulo e Belo Horizonte, que também investem em tecnologias para melhorar o uso dos espaços urbanos e a qualidade de vida dos cidadãos. 

img
img

Solução IoT para o segmento de saneamento

A NB²Things produz soluções para IoT, utilizando rede tipo Narrowband (NB-IoT) para melhorar e viabilizar o sistema de telemetria das empresas de Saneamento Básico, permitindo redução de perda, aumentando receita e melhorando controle de rede.

Com a solução de IoT aplicada ao saneamento das cidades é possível ter benefícios como:
  • Melhora na experiência dos clientes;
  • Redução de perdas e prejuízos causados por vazamentos;
  • Realização de manutenções preventivas adequadas a cada região;
  • Aumento do controle de gastos individuais dos clientes, identificando possíveis fraudes;
  • Aumento na qualidade do serviço oferecido.

É possível realizar controle e monitoramento de toda a rede, incluindo residências e prédios privados e públicos, reservatórios e válvulas.

O equipamento é de fácil instalação e utiliza conectividade Narrowband, o que permite menor consumo de energia e maior autonomia do equipamento.

Com tecnologia exclusiva, nossa solução permite o uso de qualquer operadora de telefonia móvel, aumentando a flexibilidade de uso e negociação das empresas de saneamento.

Entenda visualmente como funciona a Internet das Coisas para o segmento de saneamento básico:
img

Saneamento 4.0: Uma solução NB²Things

img
Quer mais detalhes sobre nossa solução?
Entre em contato conosco:
Mensagem Enviada!
img
Send a Message