Internet das coisas é literalmente a tradução do termo em inglês “Internet of things”. Trata-se de uma forma dos objetos se conectarem a internet e se comunicarem entre si para facilitar as ações dia a dia ou criar outras novas.

A internet das coisas nos oferece a oportunidade de sermos mais eficientes na forma que fazemos nossas atividades, economizando nosso tempo e dinheiro, além de pensar e agir melhor que o ser humano em alguns casos. A relação será entre pessoa-pessoa, pessoa-coisa e coisa-coisa, ou seja, todo mundo super conectado.

Já pensou em você chegar em casa, e assim que pisar na sala sua televisão ligar no seu canal favorito? Ou estar indo de carro para o trabalho e ele por saber o destino final, sabe qual o melhor trajeto e quais áreas estão engarrafadas, se por um acaso você se atrasar ele mesmo manda mensagem para seu chefe explicando o motivo? E se você estiver no hospital e possuir um dispositivo conectado que mede seus batimentos e manda os dados coletados diretamente para o sistema que cuida dos exames? Já pensou se o bombeiro for notificado imediatamente quando existe um princípio de incêndio em seu prédio?  Ou sua casa avisar que está tendo um vazamento de água?

Ainda que pareça recente, esse termo foi criado em 1999 pelo Kevin Ashton, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que escreveu o artigo “As coisas da internet das coisas”. Para ele, as a ausência de tempo das pessoas faz com que elas precisem se conectar a internet de outras maneiras, o que permitiria a criação de dispositivos que executariam tarefas que não precisaríamos fazer.

É permitido usar bastante da criatividade quando pensar em IoT, porque tudo isso pode ser realmente desenvolvido de maneira a nos ajudar muito nas nossas atividades, visando sempre a eficiência. É claro que umas coisas vão demorar mais tempo que outras, mas já existem algumas que estão sendo implementadas em alguns lugares do mundo, mas essas novidades ficam para outro post.

  • Share:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Send a Message